Huawei abandona Android e lança sistema operacional próprio

Fabricante anunciou HarmonyOS Next no dia 23 de outubro. Sistema operacional mobile foi produzido pela empresa e não utiliza mais o kernel do Android.

A Huawei abandonou de vez o Android em seus celulares e tablets. Nesta quarta-feira (23), a marca lançou o HarmonyOS Next, sistema operacional produzido inteiramente em casa. Essa nova interface dos smartphones da Huawei não suporta aplicativos Android — quem quiser levar seu app para os celulares da empresa terá que portá-los para o novo SO.

No evento de lançamento, a Huawei confirmou que grandes empresas chineses já lançaram versões de seus aplicativos para o HarmonyOS Next. Entre os grandes app confirmados estão:

  • Meituan — programa de cupons
  • Taobao — e-commerce
  • JD.com — e-commerce
  • Alipay — sistema de pagamento
  • Douyin — nome pelo qual o TikTok é comercializado na China
  • Xiaohongshu — uma rede social

Quantos aplicativos existem no HarmonyOS Next?

Segundo a Huawei, no total, já existem mais de 15 mil aplicativos nativos para o HarmonyOS Next. Obviamente, é um número pequeno quando comparamos com os milhões de apps presentes no Android. Contudo, para um novo SO já é uma boa quantia — sem falar que os principais softwares já estão disponíveis, incluindo o da Emirates.

Se você possui um Huawei e quer testar o sistema operacional, tenho más notícias. A chinesa informou para o The Register que não há planos de liberar o HarmonyOS Next para outros países. O sistema operacional seguirá exclusivo para o mercado chinês.

A empresa também afirma que HarmonyOS Next possui 110 milhões de linha de código, o que segundo ela melhora o desempenho nos dispositivos. A Huawei diz que há 30% de ganho de performance com o novo SO, usando apenas 1,5 GB de memória RAM. A bateria, conforme divulgou a Huawei, dura 56 minutos a mais com o HarmonyOS Next.

O novo sistema operacional também é compatível com tablets. Será interessante ver o que a empresa preparou para o HarmonyOS Next no seu trifold Huawei Mate XT Ultimate Edition. A Huawei também quer lançar uma versão do SO para computadores.

Com informações: The Register

Retail Media News
Retail Media Newshttps://retailmedianews.com.br
O Portal RM News é uma iniciativa do Clube do Varejo, criada com o propósito de reunir todo o conhecimento e conteúdo sobre Retail Media no Brasil e na América Latina. Seu objetivo é capacitar e qualificar novas lideranças do mercado, divulgando e promovendo projetos premiados, cases de sucesso, melhores práticas, tendências e projeções. A proposta de valor do portal está em fornecer os conceitos e fundamentos essenciais para sustentar o crescimento e a expansão do Retail Media, estabelecendo-se como a principal fonte de consulta especializada no setor.

Ler mais

— Publicidade —

Conteúdos relacionados

THE LED adquire a empresa RETAIL MEDIA e investirá R$ 200 milhões para liderar o mercado de mídia digital in-store no Brasil

Aquisição consolida o mercado de retail media in-store no Brasil, somando-se 41 redes, com 56 bandeiras, em 2.200 lojas instaladas e mais de 8...

Retail Media no Brasil: A Próxima Revolução do Varejo vem das Redes Regionais

Com base de clientes fidelizada e tráfego crescente, o canal alimentar regional pode dobrar o tamanho do mercado brasileiro de retail media até 2028. O...

Por que o Trade Marketing ainda acha que Retail Media é só Instore Media?

Porque, historicamente, o Trade Marketing nasceu com foco no ponto de venda físico, no abastecimento, na execução da loja, nas negociações promocionais e no...

Manual de Experiência Omnicanal da Albertsons: Ritmos Diários e Telas Digitais

A equipe de experiência do dono da rede quer misturar ritmos diários e pontos de contato digitais para criar jornadas de compra fluidas. Quando se...