Para antecipar um das verticais do planejamento estratégico da ABRAMEDIA, a entidade anunciará o lançamento de um ranking inédito a nível global e nacional em mídia de varejo: RANKING ABRAMEDIA. Será fruto do Programa de Melhores Práticas, totalmente fundamentado e baseado em métricas e indicadores mensuráveis e comparáveis da operação de Retail Media.
Indústrias, Agências e Varejistas são elegíveis para participação do Ranking ABRAMEDIA e do Programa de Melhores Práticas, além de marcas anunciantes não endêmicas, todos eles passarão por um processo de onboarding, a jornada de profissionalização passa um esforço contínuo e colaborativo.
Conforme relata Ricardo Vieira, presidente e fundador da ABRAMEDIA: “Não existem atalhos ou soluções fáceis para subirmos a “régua” do mercado de mídia de varejo. Conceitos e fundamentos de Retail Media precisam ser incorporados em processos e boas práticas para entregarmos proposta full funnel. O mercado realmente precisa ser capacitar e evoluir com a jornada incansável de inteligência de dados. É necessário separar o “joio do trigo” no mercado e estabelecer requisitos mínimos e obrigatórios para garantir qualidade mínima na execução de processos das redes de mídia de varejo em qualquer canal e segmento de mercado.”
O objeito da ABRAMEDIA é valorizar e reconhecer as melhores iniciativas de varejistas (veículos de mídia, agências e marcas anunciantes em eficiência, inovação, inteligência, planejamento e execução de campanhas de Retail Media em centenas de categorias, canais e segmentos. Vieira ratifica a dificuldade dessa jornada: “Será uma jornada gigante e árdua, mas muito compensatória para profissionalizar o mercado de Retail Media no Brasil e na América Latina.”

“A proposta é muito inovadora e competitiva, sempre buscando diretamente desenvolver o mercado com ferramentas de gestão, conceitos e fundamentos consagrados que sustentam a evolução da mídia de varejo”, ressalta Ricardo Vieira sobre as entregas da ABRAMEDIA em 2025. “Nosso direcionamento está fundamentado em fortes diretrizes e plano de ações, sempre vão cumprir requisitos essenciais e obrigatórios de gestão, criação, planejamento, inteligência, execução e eficiência. Seguimos firmes no propósito.”
O Programa de Melhores Práticas da ABRAMEDIA vem ao encontro dos objetivos do Comitê de Colaboração – COMLAB que determinará seu escopo de atuação em reunião presencial que será realizada no dia 14 de março em São Paulo. Uma das pautas é apresentar todo o programa de Melhores Práticas e os objetivos relacionados para sustentar a crescente profissionalização do mercado nacional. O ranking ABRAMEDIA seguirá aplicação de uma metodologia já consagrada, que também será apresentada na primeira reunião presencial do COMLAB.