ABRAMEDIA lança o Guia Definitivo de Retail Media para Marcas CPG com metodologia exclusiva de autoavaliação de maturidade

Ferramenta inédita ajuda marcas a diagnosticar seu estágio em Retail Media, identificar gaps e gerar planos de ação estratégicos para integração ao novo ecossistema do varejo digital.

O ecossistema de Retail Media vive um momento de consolidação e transformação no Brasil, e as marcas de bens de consumo (CPG) enfrentam o desafio de se adaptarem com agilidade e estrutura a essa nova dinâmica de relacionamento com o varejo. É diante desse contexto que a ABRAMEDIA — Associação Brasileira de Retail Media — lança o Guia Definitivo de Autoavaliação de Maturidade em Retail Media para Marcas CPG, uma iniciativa pioneira que une diagnóstico técnico, inteligência aplicada e planos de ação por indicadores estratégicos.

Objetivo do Guia

O guia foi desenvolvido com o propósito de ajudar marcas CPG a diagnosticar de forma estruturada seu nível de maturidade em Retail Media; alinhar áreas internas como marketing, trade, e-commerce e mídia digital; priorizar investimentos com base em dados e não em percepção; estruturar processos para atuação integrada com o varejo; e criar um roadmap evolutivo com ações específicas por estágio.

Mais do que um simples formulário, o guia é uma ferramenta de gestão e transformação organizacional, que posiciona o Retail Media como alavanca estratégica dentro das empresas.

Metodologia de Avaliação

A metodologia é baseada em 10 capítulos de avaliação que abrangem todos os pilares necessários para uma operação sólida e integrada de Retail Media: Governança e Liderança; Estrutura Organizacional; Planejamento Estratégico; Orçamento e Investimento; Execução e Operação; Métricas e Resultados; Integração e Colaboração com Varejistas; Capacitação e Cultura Interna; Tecnologia e Ferramentas; Inovação e Benchmarking.

Cada capítulo é analisado por meio de indicadores binários (sim/não) e quantitativos (escala de 1 a 5), resultando em uma média que posiciona a marca em um dos cinco estágios de maturidade: Iniciante; Explorador; Emergente; Avançado e Líder. A pontuação obtida gera automaticamente um plano de ação por capítulo, com objetivos, stakeholders, indicadores e prazos sugeridos.

Resultados Esperados

Com a aplicação do Guia, espera-se que as marcas; identifiquem gaps estruturais, operacionais ou culturais que limitam seu avanço em Retail Media; Mobilizem times multidisciplinares para o tema, quebrando silos entre áreas; criem planos anuais com visão full funnel e KPIs unificados por canal (onsite, instore, offsite); amplifiquem a relação estratégica com varejistas e redes de Retail Media (RMNs); elevem a sofisticação de suas ativações, com indicadores, métricas, dados e governança embarcada.

Participação das Marcas: por que aderir agora?

Retail Media já não é mais uma tendência — é uma realidade consolidada no planejamento dos principais varejistas. As marcas que não estruturarem internamente sua atuação correm o risco de perder acesso a dados valiosos do shopper; ficar fora de decisões estratégicas de mídia no PDV digital; investir de forma fragmentada e ineficiente; e serem tratadas apenas como promotoras táticas e não parceiras estratégicas. Ao aderir ao Guia, as marcas passam a contar com um ponto de partida técnico e validado para acelerar sua transformação e se posicionar como protagonistas no ecossistema de Retail Media.

O que está incluso no Guia?

O Guia Definitivo de Guia Definitivo de Retail Media para Marcas CPG – Autoavaliação da Maturidade por Indicadores pela ABRAMEDIA está incluso: Diagnóstico técnico por capítulo e indicador; Score automático de maturidade; Plano de ação por estágio com metas e KPIs; Relatório visual de desempenho; e Sugestão de governança e trilha de evolução.

Próximos passos

O Guia está disponível para download exclusivo dos associados da ABRAMEDIA. A associação também oferecerá workshops de capacitação, trilhas de formação e suporte técnico às marcas interessadas em aprofundar o diagnóstico com benchmarking de mercado e apoio à execução dos planos.

Retail Media News
Retail Media Newshttps://retailmedianews.com.br
O Portal RM News é uma iniciativa do Clube do Varejo, criada com o propósito de reunir todo o conhecimento e conteúdo sobre Retail Media no Brasil e na América Latina. Seu objetivo é capacitar e qualificar novas lideranças do mercado, divulgando e promovendo projetos premiados, cases de sucesso, melhores práticas, tendências e projeções. A proposta de valor do portal está em fornecer os conceitos e fundamentos essenciais para sustentar o crescimento e a expansão do Retail Media, estabelecendo-se como a principal fonte de consulta especializada no setor.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ler mais

— Publicidade —

Conteúdos relacionados

Meta lança plano de Ads no WhatsApp: entenda o impacto para o retail media

Na segunda-feira (16/06/2025), a Meta anunciou a chegada de anúncios no WhatsApp, integrados ao espaço Updates — que reúne as "Status" (a versão do...

Instore Media: A Nova Fronteira da Publicidade Digital no Varejo Físico

A digitalização das lojas físicas representa uma das principais transformações do varejo moderno. No centro dessa mudança está o Instore Media, ou mídia digital...

Retail Media estreia como destaque no Cannes Lions 2025 com categorias dedicadas e critérios específicos de avaliação

Pela primeira vez na história do Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, o Retail Media ganha protagonismo com subcategorias oficiais dedicadas tanto na...

Produtos Patrocinados em Ascensão: Um Panorama Técnico da Mídia de Varejo no H1 2025

O primeiro semestre de 2025 marca um ponto de inflexão para o mercado de mídia de varejo. Os produtos patrocinados, em particular, continuam a...