Faça parte da Comunidade Retail Media News assinando nossa newsletter.

Seja um assinante e desfrute de leitura ilimitada de artigos e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

12,345FãsCurtir
5,678SeguidoresSeguir
12,345SeguidoresSeguir

Cross-Media Intelligence: Uma nova era para o retail media

Quando falamos de inovação em mídia, é fácil nos perdermos em uma sopa de letrinhas e termos técnicos que parecem distantes da realidade do varejo. Mas a verdade é que, cada vez mais, o sucesso de marcas e varejistas passa justamente pela capacidade de conectar dados, canais e experiências. É nesse contexto que ganha relevância o conceito de cross-media intelligence — uma abordagem que permite medir, otimizar e conectar campanhas em diferentes meios, quebrando as barreiras históricas entre o digital, o linear e o físico, para entregar uma visão holística e acionável da jornada do consumidor.

Cross-media intelligence, em sua essência, é sobre derrubar as barreiras que historicamente separaram o mundo da mídia digital do linear (como TV e CTV), criando uma visão holística da jornada do consumidor, independente do canal. Isso permite que marcas e varejistas tenham uma medição precisa e em tempo real do impacto das campanhas em diferentes plataformas, conectando essa análise ao comportamento real de compra — online e offline.

Agora, por que isso é especialmente relevante para o ecossistema de retail media? Porque, até pouco tempo atrás, o grande trunfo do retail media era o acesso exclusivo aos dados de compra e navegação dos consumidores dentro dos ambientes dos varejistas. Isso, por si só, já gerou uma revolução na forma como as marcas planejavam e otimizavam suas campanhas. Mas o cenário evoluiu — e rápido.

O consumidor de hoje não é linear, nem previsível. Ele pesquisa online, é impactado por um vídeo no streaming, visita uma loja física e finaliza a compra no app do varejista. Essa jornada fragmentada exige que as marcas e varejistas deixem de olhar apenas para os silos de performance de cada canal e comecem a pensar em incrementalidade real, atribuição multicanal e, principalmente, no papel do retail media dentro de um funil de conversão mais amplo.

É aqui que o cross-media intelligence mostra seu valor estratégico. Ao permitir uma visão unificada de campanhas cross-channel e conectá-las ao dado transacional de primeira parte dos varejistas, essa abordagem coloca o retail media em uma nova posição: não apenas como mídia de conversão, mas como protagonista de estratégias de awareness, consideração e fidelização — com a vantagem competitiva de provar resultado em vendas reais.

Além disso, cross-media intelligence abre portas para que os varejistas se consolidem como hubs de mídia full funnel, oferecendo às marcas não apenas inventário nativo, mas insights robustos e integrações diretas com mídia CTV, social e programática, enriquecendo o ecossistema de retail media com dados que até então estavam dispersos ou inacessíveis.

Em resumo, a integração entre cross-media intelligence e retail media não é apenas uma evolução tecnológica. É uma mudança de mindset. É sobre dar ao varejo o protagonismo de conectar marca e consumidor em todas as fases da jornada, em todos os canais, com eficiência, transparência e foco em resultado.

E o futuro? Bem, ele já chegou. Cabe a nós, profissionais de mídia, marketing e varejo, abraçarmos essas novas ferramentas e redesenhamos juntos o que entendemos por performance no universo omnicanal.

Thaissa Gentil
Thaissa Gentil
Head of Brand Sales Latam da LiveRamp. Com mais de 14 anos de experiência em monetização de dados, publicidade digital e no varejo, a executiva tem a missão de ativar o ecossistema de publicidade em todas as suas vertentes, com foco na colaboração de dados e commerce media, desenvolvendo o negócio LiveRamp no Brasil e na América Latina. Antes de ingressar na LiveRamp, Thaissa atuou no Rappi, na Johnson & Johnson e na Kimberly-Clark, entre outras empresas.

Ler mais

— Publicidade —

Conteúdos relacionados

Tudo o que aconteceu em Retail Media no primeiro trimestre de 2025

Se você acha que todo mundo investe igual em Retail Media, prepare-se para mudar de ideia. Quando a gente analisa o investimento por categoria,...

Quando o Head de Trade Marketing erra ao assumir a Área de Retail Media de forma simultânea?

Nos bastidores do avanço da Retail Media no Brasil, um movimento tem chamado atenção: o protagonismo indevido de líderes de Trade Marketing tentando incorporar...

A confiança dos anunciantes cresceu — e o varejo precisa acompanhar

O crescimento do retail media como canal estratégico está longe de desacelerar — mas o entusiasmo dos anunciantes não tem acompanhado a mesma velocidade...

Retail Media não é tarefa apenas do Trade Marketing da Indústria. É também missão estratégica do CMO.

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a transformação do varejo em uma plataforma de mídia. Grandes redes estruturaram áreas de Retail Media...